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Precificação
Como precificar sem perder clientes nem perder dinheiro


"Consultores deveriam pensar menos sobre preço e mais sobre confiança." [David Maister]

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“Todas as transformações são linguísticas. Primeiro é preciso mudar os seus paradigmas, depois a sua linguagem, e por fim os seus comportamentos."

[Ron Baker]

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“O valor não é um número; valor é uma percepção.”

[Ron Baker]

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“Clientes não compram tempo; clientes compram valor." (Mesmo quando querem pagar pelo tempo).​​ [Ron Baker]

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“Conversar sobre valor é a competência mais importante da consultoria."

[Ron Baker]

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“Duas opções conduzem a uma discussão sobre preço. Três opções conduzem a uma decisão sobre valor."

[Ron Baker]

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Há mais de 30 anos, Ron Baker ​vem demonstrando, sem espaço para dúvidas, que todo preço é baseado em valor, embora tenhamos - consultores e clientes - uma enorme dificuldade de entender o que isso significa. 

Alguns fatores nos mantêm presos a esse beco aparentemente sem saída:

  • A nossa falta de convicção sobre o valor que ajudamos a produzir.
     

  • A nossa incapacidade de ensinar aos clientes que horas medem apenas esforço - e que esse esforço pode ser inócuo ou incompetente.
     

  • O reconhecimento de que há um abismo de diferença entre o valor das horas de um expert e as horas de um consultor vazio com habilidades de persuasão.

  • O entendimento de que a precificação é um processo complexo que se inicia na estratégia, passa pela proposição de valor dos serviços, pelo domínio das alternativas de precificação, e até pelo momento de apresentar o preço durante a negociação.
     

  • A aceitação de que a pressão por descontos é, em grande parte, resultado da falta de confiança na obtenção dos resultados.
     

  • A relutância dos clientes em admitir que cabe a eles uma parcela significativa da geração desse valor.
     

  • A crença equivocada de que preço baseado em valor é sinônimo de honorários contingentes, ou ganhos por performance.
     

  • A inércia e o medo que impede os clientes de estimar o valor que estão buscando, e como será comprovado.
     

  • De parte a parte, o vício de continuar fazendo o que sempre foi feito, mesmo sabendo que nada de bom sairá dali.
     


Esta história deliciosa relatada por Gary Klein descreve brilhantemente este dilema:

 

O policial viu um bêbado procurando algo debaixo de um poste de luz
 

- 'O que você perdeu, meu amigo?' perguntou o policial.
 

- 'Minhas chaves.' respondeu o bebum.
 

O policial se agachou para ajudar mas, sem encontrar nada, perguntou:
 

- 'Onde foi que você deixou a chave cair?
 

- 'Ali.' respondeu o homem, apontando para um beco escuro.
 

- 'Mas por que você está procurando aqui.'
 

- 'Porque aqui está muito mais claro!'

 


 

O programa que ofereço aqui tem por objetivo endereçar cada um desses "desvios" e, ao mesmo tempo, transferir métodos, ferramentas e competências que permitam  a você transformar a precificação numa vantagem competitiva sustentável.

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O escopo do trabalho inclui:

  1. A análise do seu processo atual de precificação.
     

  2. A análise de todas as propostas emitidas para dois serviços de primeira linha da sua empresa nos últimos doze meses, aceitas ou não.​​​​​​​​​​​​
     

  3. O acesso a cinco clientes escolhidos entre os seus melhores para a compreensão do papel do preço na avaliação de propostas de consultoria.
     

  4. A avaliação da diferença entre o preço original e o preço final dos projetos ganhos para esses serviços.
     

  5. A avaliação da diferença entre a margem prevista e a margem realizada dos projetos ganhos para esses serviços.
     

  6. A identificação de padrões disfuncionais.
     

  7. A aplicação imediata das ações que, em conjunto, considerarmos prioritárias.​​
     

O trabalho estará dividido em quatro etapas:


 

 

 

 

 

 

 

Etapa1: Descoberta
 

Através de entrevistas confidenciais remotas com sócios e clientes, complementadas pelo estudo conjunto daquilo que nos ensinam os mestres da profissão, construiremos o entendimento conjunto dos seus hábitos de precificação e das suas expectativas desatendidas. 
 

 

O que será alcançado

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  • Um painel da situação real da precificação na sua empresa.
     

  • A identificação dos gaps entre as expectativas e o que for descoberto nas entrevistas e análises.
     

  • A hierarquia de problemas e oportunidades que demandam atenção.​
     

  • A definição de objetivos e condições de satisfação para o nosso trabalho.


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Etapa 2: Preparação

O aprendizado da etapa de descoberta dará origens a um plano de ação que ataque diretamente os problemas de precificação, e organizará experimentos safe-to-fail para as propostas que estiverem em via de apresentação e negociação.

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Esse roadmap representará o comprometimento dos sócios com os resultados esperados, e incluirá um exercício de pré-mortem visando identificar riscos que possam comprometer a aquisição de bons projetos e, principalmente, o aumento seguro das margens.

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O que será alcançado
 

  • A redefinição do método de precificação da sua consultoria.
     

  • A adoção de uma perspectiva de portfólio no processo de precificação.
     

  • Três opções incrementais de proposta / preço para cada um dos serviços escolhidos.
     

  • A escolha de experimentos seguros com modelos inovadores de precificação.
     

  • O consenso dos sócios sobre as prioridades imediatas.
     

  • A definição dos riscos que precisarão ser controlados.

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Etapa 3: Geração de Valor

Nesta etapa apoiarei a sua consultoria na execução do que foi planejado, incluindo a discussão de todo o processo de precificação das oportunidades que estiverem na mesa para os serviços selecionados.

O objetivo é duplo: a transferência de conhecimentos na prática, e a aceleração dos ganhos.

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O que será alcançado
 

  • A aplicação do modelo de preço a todas as propostas emitidas.
     

  • A realização dos experimentos safe to fail para testar alternativas mais arrojadas que os sócios considerem potencialmente interessantes.
     

  • A captura de resultados iniciais.
     

  • A prova de conceito do método.
     

  • A incorporação do método de precificação pelos sócios.

     

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Etapa 4: Otimização

Em 60 e 120 dias após a conclusão do programa, faremos uma reunião remota de 2 horas com os sócios para a retrospectiva de como a precificação tem acontecido, e do comportamento das margens, além da definição de objetivos para os próximos meses.

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A técnica que utilizaremos é uma evolução das retrospectivas clássicas, especificamente adaptada para a consultoria.

 

 

O que será alcançado

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  • A avaliação dos resultados obtidos.
     

  • A adoção dos casos de sucesso decorrentes dos experimentos.
     

  • A consolidação dos aprendizados.
     

  • O roadmap para os próximos 60 dias.

Prazo e Condições

 

O programa tem a duração total de 6 a 8 semanas.

O custo-base é de R$19.200 (dezenove mil e duzentos reais) pagáveis na assinatura do contrato, podendo variar conforme o tamanho da sua empresa, e a complexidade dos serviços oferecidos aos clientes.

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